Home / Blog / Conheça as regras da Caixa para investimento de imóveis.
26 de Fevereiro de 2019
Conheça as regras da Caixa para investimento de imóveis.

Para quem sonha em ter o seu próprio imóvel, a Caixa Econômica Federal oferece uma ótima possibilidade de financiamento. A grande vantagem de optar por ela para investir em algo seu, é que sua taxa de juros é a menor do mercado, além de ser mais prática e acessível em suas disposições. Porém, quem deseja solicitar esse tipo de serviço é preciso estar atento às regras e procedimentos para que tudo aconteça de maneira mais rápida. Por isso, confira as perguntas frequentes e que ajudarão você a saber mais sobre as especificações e normas:

Quais as situações em que pode ser solicitado o financiamento?

Você poderá pedir o financiamento quando desejar:

  • Reformar e/ou ampliar o imóvel;
  • Adquirir um móvel novo ou usado;
  • Adquirir um lote urbanizado;
  • Construir em terreno próprio;
  • Comprar um terreno e construir.

Quem pode financiar?

Qualquer pessoa pode solicitar o financiamento, desde que sua renda seja comprovada e compatível com o valor das prestações. Também há a exigência de que o comprador seja maior 18 anos ou emancipado, e que não esteja com o nome nos serviços de proteção ao crédito e nem com pendências com a Receita Federal.

Qual é a documentação necessária?

Para compradores (Pessoa Física), é necessário o documento oficial de identificação e o comprovante de renda. Para quem deseja fazer o uso do FGTS, é pedido também a última declaração do Imposto de Renda com o recibo de entrega.

Logo, para os vendedores - Pessoa Física, é necessário o documento oficial de identificação e o comprovante de estado civil. Já para os vendedores - Pessoa Jurídica, é exigidoo Documento Oficial de Identificação da Empresa, o Documento de Constituição e Alterações Registradas, a Certidão Simplificada da Junta Comercial e o S/A- Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial.

O que devo seguir para solicitar meu financiamento?

O primeiro passo é fazer a simulação no site da caixa. Nesta etapa, você deverá informar o valor do financiamento, se o imóvel é residencial ou comercial, a cidade e estado que o mesmo está localizado e o tipo - se é usado, novo ou se é para construir. Na simulação também é pedido os dados sobre a renda familiar. Após esta etapa, aparecerá as opções que o seu orçamento pode financiar e, depois disso, o resultado. No final da página de simulação, há a opção de imprimir o documento, e este deverá ser impresso, pois será um dos documentos necessários para dar início ao processo da solicitação do financiamento.

Os próximos passos serão a entrega da documentação e a análise de crédito que é feita pela caixa. Neste passo, será avaliado o valor que poderá ser concedido e também se a pessoa tem condições de efeituar os respectivos pagamentos das prestações com a sua atual renda.

Depois desses procedimentos, há também a avaliação do imóvel, feita por engenheiros da Caixa, em que é verificado se o mesmo atende as condições de enquadramento e se tem a garantia de operação, bem como se ele é seguro ou se apresenta algum risco de moradia.

Após a aprovação de todas as etapas anteriores, o comprador deverá comparecer a Caixa Econômica Federal para assinar os contratos e registrar a documentação em cartório.

Outras observações....

Um fator relevante para sem ressaltado, é que a Caixa possui o seguro habitacional em que se cobre: destelhamento, desmoronamento e ameaça de desmoronamento, incêndio e explosão, inundação e alagamento. É importante lembrar também que você pode usar o seu FGTS para o crédito imobiliário, diminuindo os juros ou o valor das parcelas, dependendo do tipo de financiamento que você solicitar.

Para você que deseja investir em algo seu, a boa notícia é que nós da Habitat, temos uma grande parceria com a Caixa Econômica para que você possa financiar seu próprio imóvel ou começar a construir do seu jeito.  Conheça o Mirante do Vale, o melhor bairro planejado de Passos, e comece a realizar seu sonho!

Publicações Sugeridas

Cadastre-se para
receber nossas novidades!

Dr Bernardino Vieira N° 41
Sala 08 - Centro | CEP: 37.000-000
Passos - MG

CONTATOS
35 3521-0450
35 3521-0450
+55 35 9 9242-1113
© 2019 - Habitat Loteamentos - Todos os direitos resevados.