Para quem sonha em ter o seu próprio imóvel, a Caixa Econômica Federal oferece uma ótima possibilidade de financiamento. A grande vantagem nela para o investimento em algo seu, é que sua taxa de juros é a menor do mercado, além de ser mais prática e acessível em suas disposições. Porém, quem deseja solicitar esse tipo de serviço é preciso estar atento às regras e procedimentos para que tudo aconteça da maneira mais rápida. Por isso, confira as perguntas mais frequentes e que te ajudarão a saber mais sobre as especificações e normas:
Quais as situações em que pode ser
solicitado o financiamento?
Você poderá pedir o financiamento quando desejar:
- Reformar e/ou ampliar o imóvel;
- Adquirir um móvel novo ou usado;
- Adquirir um lote urbanizado;
- Construir em terreno próprio;
- Comprar um terreno e construir.
Quem pode financiar?
Qualquer pessoa pode solicitar o financiamento, desde que sua renda seja comprovada e compatível com o valor das prestações. Também há a exigência de
que o comprador tenha mais de 18 anos ou seja emancipado, e que não esteja com o nome nos serviços de proteção ao crédito, e nem com pendências na Receita Federal.
Qual é a documentação necessária?
Para compradores (Pessoa Física), é necessário o documento oficial de identificação e o comprovante de renda. Para quem deseja fazer o uso do FGTS, é pedido também a última declaração do Imposto de Renda com o recibo de entrega.
Logo, para os vendedores – Pessoa Física, é necessário o documento oficial de identificação e o comprovante de estado civil. Já para os vendedores – Pessoa Jurídica, é exigido o Documento Oficial de
Identificação da Empresa, o Documento de Constituição e Alterações Registradas, a Certidão Simplificada da Junta Comercial e o S/A- Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial.
O que devo seguir para solicitar meu financiamento?
O primeiro passo é realizar a simulação no site da caixa. Nesta etapa, você deverá informar o valor do financiamento, se o imóvel é residencial ou comercial, a cidade e estado que o mesmo está localizado e o tipo – se é usado, novo ou se é para construir. Na simulação, também é pedido os dados sobre a renda familiar. Após essa etapa, aparecerá as opções nas quais seu orçamento se encaixa e, depois disso, o resultado. No final da página de simulação, há a opção de imprimir o documento, e este deverá ser impresso, pois será um dos documentos necessários para dar início ao processo da solicitação do financiamento.
Os próximos passos serão a entrega da documentação e a análise de crédito que é feita pela caixa. Nesse passo, será avaliado o valor que poderá ser concedido e também se a pessoa tem condições de efetuar os respectivos pagamentos das prestações com a sua atual renda.
Depois desses procedimentos, há também a avaliação do imóvel, feita por engenheiros da Caixa, quando é verificado se o mesmo atende às condições de enquadramento e se tem a garantia de operação, bem como se é seguro ou se apresenta algum risco de moradia.
Após a aprovação de todas as etapas anteriores, o comprador deverá comparecer à Caixa Econômica Federal para assinar os contratos e registrar a documentação em cartório.
Outras observações….
Um fator relevante a ser ressaltado, é que a Caixa possui o seguro habitacional que cobre: destelhamento, desmoronamento e ameaça de desmoronamento, incêndio e explosão, inundação e alagamento. É importante lembrar também que você pode usar o seu FGTS para o crédito imobiliário, diminuindo os juros ou o valor das parcelas, dependendo do tipo de financiamento que você solicitar.
Para você que deseja investir em algo seu,
a boa notícia é que, nós, da Habitat, temos uma grande parceria com a Caixa Econômica para que você possa financiar seu próprio imóvel ou começar a construir do seu jeito. Conheça o Mirante do Vale, o melhor bairro planejado de Passos, e comece a realizar o seu sonho!