A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento define sustentabilidade como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.
Ao aplicar esse conceito complexo à arquitetura, ele se refere ao design que cria ambientes de vida saudáveis, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos, o consumo de energia e o uso de recursos humanos.
A arquitetura sustentável se reflete nos materiais escolhidos, métodos de construção, uso de recursos e design em geral. O projeto também deve facilitar a operação sustentável durante seu ciclo de vida, incluindo sua disposição final. Embora tenha que ser funcional e esteticamente superior, o espaço deve ser construído com a mentalidade de alcançar eficiência de recursos a longo prazo.
A arquitetura sustentável também é chamada de arquitetura verde ou arquitetura ambiental . Desafia os arquitetos a produzir projetos inteligentes e usar as tecnologias disponíveis para garantir a integridade de ecossistemas.
Para a Habitat Loteamentos, projetar empreendimentos está intrinsecamente ligado à sustentabilidade e qualidade de vida para promover benefícios ambientais, econômicos e sociais.